1º Bimestre

2º Bimestre

Informática - 1º Bimestre (semana 1)

A Evolução dos Computadores Digitais

Os computadores estão presentes em diferentes dispositivos e cada qual com sua determinada função ou funções por exemplo: dispositivos portáteis (notebooks, netbooks, smartphones, etc...); dispositivos embarcados (câmeras digitais, máquinas de cartões de bancos, caixas eletrônicos de bancos, instrumentos musicais e televisores, etc...); sistemas críticos (computadores dos aviões, equipamentos médicos, sistema de controle da NASA, controladores da usinas nucleares, etc...)



*Computador significado: tudo aquilo que faz cálculos, seja Homem ou Máquina - cômputos.



Na década de 40 pessoas eram contratadas, tornando-se profissão, pela necessidade de se realizar cálculos. Mas desde a antiguidade pessoas eram utilizadas para a computação de dados, criação de tabelas para determinadas tarefas do cotidiano; exemplo: tabela astronômica, tabela das marés, etc.

Eram utilizadas diversas ferramentas (calculadoras ou computadores mecânicos), umas delas era o Ábaco (instrumento que utilizava pedras), calculadora de Schickard(1623), Pascaline (1642), calculadora de Leibniz (1672-1694) e Arithmometre (1851).




A verdadeira evolução dos computadores digitais, deu-se devido a evolução da tecnologia empregada nestes dispositivos, passando dos componentes mecânicos, a outros componentes conforme sua evolução: relês eletro-mecânicos, válvulas eletrônicas, diodos, triodo, transistores.

Em 1957, foi lançado pela IBM o primeiro computador comercial, o IBM608, já devido a evolução de tecnologia empregando-se os transistores.

A verdadeira evolução real dos computadores, ocorreu com os transistores na década de 50, em meados da década de 60 com os circuitos integrados (CI), na década de 70 surgiram os primeiros microprocessadores, e nos dias atuais temos microprocessadores com bilhões de transistores.

E devido a essa evolução eles estão presentes em nosso dia-a-dia, tornando essencial em muitas tarefas e serviços.




Elementos da organização de computadores

Consideramos o computador como um sistema complexo, composto por módulos ou componentes integrados. Independente de seu formato ou utilização, todos eles precisam de dispositivo(s) de entrada de dados, processador, onde serão executados esses dados, memória, onde auxiliará o processador na execução desses dados e no final um dispositivo(s) para saída desses dados.

A representação numérica utilizada nos computadores para dados e instruções é denominada de sistema binário: composto pela combinação dos números 0 e 1. Cada dígito binário é chamado de bit.



Processador:
O componente responsável por este processamento é a CPU(sigla em inglês) o que quer dizer: Unidade de Processamento Central, onde será executada todas as instruções programáveis. Nos dias atuais, esses processadores recebem dados em 32 ou 64 bits, ou seja é o tamanho da palavra que estes processadores podem receber. A velocidade com que esses dados é processada é um pulso do relógio que é medida em Hertz(Hz), hoje os processadores atuais processam dados na casa do Gigahertz(GHz), podendo o processador ainda ter vários núcleos de processamento ou core.

Memória:
Responsável por enviar e receber os dados executados pelo processador, onde a sua velocidade é fundamental para a otimização do sistema, os atuais processadores possuem uma pequena memória interna, chamada de memória cache. Essa memória principal, chamadas de memória RAM (memória de acesso randômico), tem seu tempo de acesso em (nanossegundos-ns) e sua capacidade em abaixo (MB-Megabytes ou GB-Gigabytes).

A memória RAM porém é volátil, ou seja, mantém os dados enquanto tiver sendo alimentada por energia. Para se armazenar dados sem perdê-los, devemos utilizar as memórias não-voláteis ou memórias secundárias, como: discos magnéticos, discos de estado sólido(SSD).

Periféricos:
São componentes de entrada/saída de dados, conforme imagem apresentada: