Língua Inglesa e Comunicação
Conscientizar-se das estratégias de leitura, conhecimento prévio, cognatos e informações não verbais para entender o significado geral do texto. Refletir sobre o processo de leitura e sobre a influência que o nosso interesse e o nosso conhecimento prévio têm na compreensão escrita de textos em inglês.
Atividade 1
Leia o texto abaixo e responda as questões do quadro. Em seguida, compare as suas respostas com as do Gabarito.
ATIVIDADE 1 –
Texto 1
|
|
Questões
|
Respostas
|
1. “Ask an Engineer” é uma página do
site em que uma engenheira pode?
|
1.
(a) fazer perguntas sobre a carreira de engenharia
(b) fazer perguntas sobre qualquer área
(c) conversar sobre qualquer tema
(d) enviar o seu CV para empresas de
engenharia
|
2. Se você fosse fazer uma entrevista para uma vaga oferecida em
uma empresa de engenharia, e quisesse ler um pouco sobre entrevistas, em qual
dos links da barra de navegação você clicaria?
|
2.
(a) Interviews
(b) Day in the Life
(c) I’m an Engineer
(d) Historical Engineers
(e) Ask an Engineer
|
3. Se você quisesse saber um pouco
sobre as engenheiras históricas, em qual dos links da barra de navegação
você clicaria?
|
3.
(a) Interviews
(b) Day in the Life
(c) I’m an Engineer
(d) Historical Engineers
(e) Ask an Engineer
|
4. Se o seu objetivo de leitura fosse
“ter uma ideia geral do assunto da
página Ask an Engineer”, em que
nível de compreensão em leitura você leria o texto?
|
4. Nível de:
(a) Compreensão Geral
(b) Compreensão de Pontos Principais
(c) Compreensão Detalhada
|
Atividade 2
Você vai olhar, agora, outra página do mesmo site. Em seguida, responda as questões do quadro que se referem ao Texto 2. Após ter feito esta atividade, compare as suas respostas com as do Gabarito.
ATIVIDADE 2 –
Texto 2
|
|
Questões
|
Respostas
|
1. “Try on a Career” é uma página do
site em que uma engenheira pode?
|
1.
(a)obter informações sobre qualquer carreira
(b)obter informações apenas sobre uma
carreira específica de engenharia
(c)obter informações sobre várias
carreiras de engenharia oferecidas no Brasil
(d)obter informações sobre várias
carreiras de engenharia
|
2. Se você fosse optar por uma dessas
carreiras de engenharia, indicadas no texto desta atividade, qual delas
escolheria?
|
2.
(a) Aerospace Engineer
(b) Biomedical Engineer
(c) Chemical Engineer
(d) Civil Engineer
(e) Computer Engineer
(f) Electrical Engineer
(g) Environmental Engineer
(h) Industrial Engineer
(i) Materials Engineer
(j) Mechanical Engineer
(k) Nuclear Engineer
(l) Software Engineer
(m) Special Fields &
Interdisciplinary Engineer
|
3. Digamos que você esteja fazendo um
trabalho e, para isso, precise pesquisar sobre dois ramos de engenharia:
‘construções de prédios’ e ‘construções de redes de energia elétrica’. Em
qual das opções você clicaria?
|
3.
(a)Biomedical Engineer and
Chemical Engineer
(b)Civil Engineer and Electrical Engineer
(c)Nuclear Engineer and Software Engineer
(d)Aerospace Engineer and Materials Engineer
|
4. Se o seu objetivo de leitura fosse
“visitar a página de Computer Engineer
para obter uma informação específica
nessa página sobre as habilidades necessárias para desempenhar uma função
nessa área”, em que nível de compreensão em leitura você leria o texto?
|
4. Nível de:
(a) Compreensão Geral
(b) Compreensão de Pontos Principais
(c) Compreensão Detalhada
|