1º Bimestre

2º Bimestre

Introdução a Engenharia - 1º Bimestre (semana 7)

Pesquisa em engenharia na indústria: estudo de caso


Qual a definição de R&D(research and development) ?
Pesquisa e desenvolvimento é um grupo de atividade na estrutura da empresa ou órgão governamental para o qual existem dois modelos principais:
  • Atividade estratégica
    • desenvolver novos produtos
    • descoberta de inovações
Classificação de processos de R&D
  • Pesquisa básica
    • objetiva um conhecimento mais completo ou compreensão do assunto em estudo, em vez de uma aplicação prática.
  • Pesquisa aplicada
    • é dirigida para obtenção de conhecimento ou a compreensão necessária para determinar os meios pelos quais uma necessidade reconhecida e específica, podem ser atendidos.
  • Desenvolvimento
    • sistemática do conhecimento ou compreensão a partir de pesquisa para a produção de materiais, sistemas ou métodos, para o desenvolvimento de protótipos e processos.

Situação Brasil - Um país que investe pouco?

Principais desafios;
  1. de uma função específica para integração - pesquisa científica + engenharia
  2. perto de centros de criação de tecnologia e conhecimento de aplicações
  3. integração das unidades de R&D em redes globais - efeito da globalização
  4. estabelecer estruturas sobrepostas - garantir a comunicação e a transferência de know-how
  5. processos descentralizados de R&D e equipes de inovação virtuais
  6. mercado e orientação para o cliente em R&D
  7. gerenciamento das interfaces em R&D

Engenharia, Sociedade e Responsabilidade Social

NAE Engineering Grand Challenges (Academia Nacional de Engenharia)
Os 14 desafios incluem:
  • energia solar econômica
  • energia a partir da fusão
  • sequestro de carbono
  • gerenciar o ciclo do nitrogênio
  • acesso à água limpa
  • infra-estrutura urbana
  • informática na saúde
  • melhores medicamentos
  • engenharia reversa do cérebro
  • terrorismo nuclear
  • ciberespaço seguro
  • realidade virtual
  • aprendizagem personalizada
  • engenharia das ferramentas da descoberta científica
Preparação para o mercado, principais características que um engenheiro deve ter, segundo uma pesquisa realizada em 2010 pela IBM com CEOs em todo o mundo:
  • criatividade
  • comunicação
  • flexibilidade
  • pensamento global

Engenharia no Brasil: abundância em recursos naturais, restrição de recursos financeiros, a falta de profissionalismo, o não cumprimento de prazos e impacto da globalização.

Desafios Brasileiros: inovação - maior desafio, patentes, fazer mais com menos, energia - água - sustentabilidade - saúde, desequilibrio regional, entre outros.


Experiência Internacional: Internacionalização


Só o conhecimento abre a porta da internacionalização

Os principais conhecimentos necessários para superar os desafios da internacionalização que as escolas e empresas ainda não tratam adequadamente são:

a) Entender que cada país e região têm sua cultura, costumes e valores. Eles precisam ser entendidos, interpretados e assimilados para possibilitar o relacionamento.

b) Adaptabilidade é a característica que o engenheiro necessita ter na internacionalização, para assimilar as demandas profissionais da região ou país no menor tempo possível, aplicando os conhecimentos técnicos que, sim, são comuns.

c) Mobilidade. Essa característica é atualmente um dos maiores desafios para a globalização da engenharia brasileira. É comum os engenheiros graduados nos grandes centros urbanos brasileiros não se disporem a trabalhar em locais longínquos. Além disso, muitos têm a expectativa de que, em curto prazo, deixarão os desafios da engenharia para migrar para a administração. Nos demais países com cultura mais adaptada à internacionalização, os engenheiros se formam com o desejo de desbravar o mundo e estão abertos para trabalhar onde houver desafios que os motivem ao desenvolvimento técnico e gerencial de suas carreiras.

d) Treinamento. De maneira geral, as empresas brasileiras do ramo de engenharia investem muito pouco em treinamento. É comum a expressão treinamento “on the job”, onde o profissional é colocado à frente de um serviço, aprende com seus erros e acertos e se mantém na organização se o seu índice de acerto for maior do que o de erros. O que as empresas não realizam é que o custo desses erros é muito maior do que o do treinamento.