1º Bimestre

2º Bimestre

Informática - 1º Bimestre (semana 7)

O software na elaboração de texto técnico-científico


Apresenta os elementos típicos de um texto técnico-científico, como relatórios, monografias e artigos. Introduz os recursos presentes em editores de documentos para a elaboração de um texto técnico-científico, bem como os recursos de gerenciadores de referências bibliográficas. Apresenta também o software LaTeX para a construção de documentos técnico-científicos complexos.

Uma das principais características de um texto técnico é a utilização de linguagem de especialidade, isto é, a linguagem utilizada numa dada área que engloba tanto a terminologia como as formas de expressão específicas da área em questão. A linguagem de especialidade não se limita apenas à terminologia; ela inclui termos funcionais (que descrevem operações ou processos), e propriedades sintácticas e gramaticais; adere a convenções próprias, tais como evitar a voz passiva (na maior parte dos textos técnicos) e o uso de terminologia consistente.

Texto científico/texto técnico: A distinção entre os dois tipos de texto em apreço não é fácil. São ambos tipos de texto em que prevalece a função referencial, ou informativa. Mas em que momento e a partir de que elementos podemos distinguir um texto técnico de um científico? Provavelmente temos de nos centrar um pouco na “cientificidade”, ou especialização, de um texto. Por exemplo, um artigo sobre uma nova cura para determinada doença que sai numa revista de grande tiragem é um texto científico? É, certamente, um texto de divulgação científica. Mas não é nem um texto técnico, nem um texto científico. E se esse artigo estiver incluído num manual para estudantes de medicina ou de enfermagem? Antes de mais, terá a mesma linguagem? Estou certa de que não! Será um texto científico? Ou será um texto científico e, simultaneamente, técnico? Tem certamente muito de científico, mas deverá ter algo de técnico, com elementos que permitam ao aprendiz de médico ou de enfermeiro reconhecer a forma como a nova cura a(c)tua e evolui… E, já agora, se o artigo for apresentado numa conferência internacional dedicada à inovação no âmbito da medicina? Neste contexto, escrito por especialistas para especialistas, estaremos, certamente, perante o texto científico mais puro. A questão coloca-se se ainda será, ou se também será, um texto técnico. Do exposto poderá concluir-se que, mesmo tratando de áreas muito específicas do saber, nem todos os textos têm um cariz científico ou especializado, e essa especialização vai-se afunilando à medida que o destinatário se torna, também ele, mais especializado. Será que o percurso do texto técnico é semelhante? Será que é apenas um texto dito utilitário? Quando compramos um aparelho novo, as instruções que o acompanham são um texto técnico? Correspondem, sem dúvida, a um texto para o grande público, mas não me parece que, contrariamente ao que acontece com o texto científico com as características referidas acima, se possa dizer que se trata de um texto de divulgação. Mas não haverá textos de divulgação sobre aquele aparelho? E o estudante que está a aprender a fazê-lo, ou o técnico que o pode arranjar, tem acesso a que tipo de textos? E o engenheiro que concebe e transforma os aparelhos, a que tipo de textos tem acesso, que tipo de textos produz? Voltando ao texto científico apresentado numa conferência internacional, que considerámos o mais científico dos textos que abordam uma área da ciência, não será também um texto técnico, dado que aborda, potencialmente, técnicas de cura? Em síntese, parece-me muito difícil distinguir, assim, “en passant”, texto técnico de texto científico. Creio mesmo que essa abordagem pode ser falaciosa. Há, porém, características que permitem identificá-los e isolá-los de outros tipos de textos: São ambos textos informativos; São ambos escritos por especialistas; Assumem ambos estilos e linguagens distintas consoante o público a que se destinam, sendo mais herméticos se o público-alvo é também especialista da área. 

Mendeley:
O Mendeley é um software gratuito que auxilia na organização de nossas pesquisas, é um gerenciador de referências bibliográficas e também uma rede social acadêmica. Dentre seus truques ele gera automaticamente as referências bibliográficas, permite que você acesse on-line seus artigos em qualquer lugar e te indica artigos relevantes com base nos que você anda lendo.





LaTeX: 
É um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica.1 Entretanto, também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos.

O sistema LaTeX fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nível, facilitando dessa forma sua utilização por iniciantes. Possui abstrações para lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referência cruzada e tudo mais que não seja relacionado ao conteúdo do documento em si.

O LaTeX foi desenvolvido na década de 80, por Leslie Lamport, estando atualmente na versão denominada LaTeX 2e.
Uma nova versão do LaTeX, chamada LaTeX3 , tem sido objeto de pesquisa e desenvolvimento há mais de uma década, mas ainda não é recomendada para uso intensivo.





Recursos necessários para apresentações públicas


Apresenta recursos informacionais e tecnológicos necessários para o planejamento da apresentação pública, os recursos necessários para a apresentação pública, e os recursos que podem ser utilizados após a apresentação pública.

Que são apresentações públicas?
São situações nas quais você precisa expor um conteúdo informacional, um processo, um produto, um serviço.

Recursos a serem empregados durante o planejamento da apresentação pública:

-Informações sobre o evento:
  • Programas
  • Palestrantes
  • Tema
  • Duração
  • Perfil do apresentador
  • Objetivo do convite
  • Público-alvo
  • Recursos

-Informações sobre o tema:

  • Recursos bibliográficos
  • Recursos visuais
  • Exemplos
  • Questões

-Materiais:
  • Computador
  • Softwares
  • Microfone
  • Câmera
  • Internet
  • Passador de slides

-Software para elaboração da apresentação: 
  • para gravação de voz
  • para gravação de vídeo 
  • para edição de imagens e outros...

-Preparação do conteúdo da apresentação: 
  • delimitação do escopo 
  • definição da forma de organização 
  • criação dos slides.

-Definição do estilo da apresentação
  • Cores
  • Recursos sonoros
  • Efeitos especiais

-Preparação do discurso:
  • Definição da fala
  • Treino da apresentação
  • Cronometragem

-Tempo para o planejamento.



Recursos a serem empregados durante a apresentação pública


  • Software
  • Computador
  • Projetor
  • Internet
  • Microfone
  • Sistema de som
  • Iluminação
  • Apontador, passador
  • Adaptadores

  • Agradecer
  • Ter fichas das frases chave
  • Ter questões para o público
  • Agradecer
  • Coletar o feedback
  • Compartilhar