1º Bimestre

2º Bimestre

Matemática - 1º Bimestre (semana 2)

Estatística para todos: noções iniciais, curva normal (I)

Estatística para todos: noções iniciais, curva normal (II)



Exercícios da semana 2 - vídeoaulas 5 e 6

Videoaula 5

1 - Determine a média, a moda e a mediana da seguinte distribuição de frequências:
Resolução:



Videoaula 6

- Se a altura média de uma amostra, considerada normal, de pessoas é igual a 1,60 m e o desvio padrão das medidas das alturas é 0,20 m, qual é o porcentual da amostra contida entre 1,60 m e 1,80 m, isto é, no intervalo

P = 34,13%




Sequências, regularidades e séries (I)

Sequências, regularidades e séries (II)


Exercícios da semana 2 - vídeoaulas 7 e 8

Videoaula 7


  1. Para o exercício a seguir, serão úteis as seguintes fórmulas:

Termo geral de uma progressão aritmética →

Soma de n termos de uma progressão aritmética → Untitled-1.jpg
No triângulo

1
3     5
7     9   11
13   15  17  19
 
determine:
a) O primeiro elemento da 31ª linha.
b) A soma dos elementos da 31ª linha


a)
an = n² – (n-1)
a31 = 31² – (31 -1)
a31 = 961 – 30
a31 = 931
b) 
a31 = 1 + (31-1).2 = 991
Sn = (a1 + an) .n/2
S31 = (931 +991).31/2
S31 = 29791



Videoaula 8


1- A sequência (-10, -6, -2, 2, 6, 10, ...) é uma progressão aritmética de 1ª ordem porque a diferença entre um termo (a partir do 2º termo) e o anterior é constante. A sequência (3, 5, 9, 15, 23, ...) é uma progressão aritmética de 2ª ordem porque a diferença das diferenças (a partir do 2º termo) é constante. Determine uma fórmula posicional para a determinação do n-ésimo termo de cada uma dessas sequências.





Resolução