1º Bimestre

2º Bimestre

Informática - 1º Bimestre (semana 6)

Recursos informacionais disponíveis na Web para fins tecnológicos


Apresenta recursos informacionais disponíveis na Web que podem ser necessários para fins tecnológicos e de inovação.
Inovação é o desenvolvimento de um processo ou de um produto novo, ou o aperfeiçoamento de um processo ou produto já existente. Na Web existem várias plataformas nas quais pode-de encontrar especialistas, no Brasil existe a plataforma Lattes, onde é possível encontrar curriculum de especialistas, pesquisadores, profissionais que tenham doutorado, mestres, graduandos, sejam brasileiros ou estrangeiros que tenham se registrado na plataforma.
Também existem grupos de pesquisas especializados, que estudam determinadas tecnologias ou temáticas


É possível também verificar nos sites das Universidades como USP, Unicamp, quais pesquisas estão em andamento. Nos processos de inovações tecnológicas é importante saber o que as melhores Universidades do mundo estão desenvolvendo nas temáticas que se querem inovar, é possível encontrar um ranking com as melhores em desenvolvimento, temática ou qualidade.
É possível também encontrar na Web associações profissionais, como por exemplo a ABEPRO, onde é possível localizar eventos da área, cursos e também sobre o que a área está estudando, pesquisando na área do conhecimento.



É importante conhecer também fabricantes, fornecedores e concorrentes, para saber o que está sendo estudado, desenvolvido, recursos disponíveis e possíveis dificuldades.

Em relação aos consumidores é muito importante saber o que está sendo falado, sugerido, pontos negativos, desejos por meio das redes sociais, sites específicos, etc.

Também é importante consultar artigos científicos, teses e dissertações onde são ricas fontes de informações de inovações tecnológicas

Outra fonte importante de informação são as patentes, no Brasil pode-se verificar o que está sendo desenvolvido, estudado no site do INPI e a nível internacional é possível verificar através do site da OMPI.

Normas técnicas apresentam um consenso atual sobre o que pessoas, pesquisadores ou até países pensam e recomendam de um determinado produto ou processo. No Brasil existe o portal ABNT, é o órgão responsável pela normalização técnica no país fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
A ABNT é a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

 ABNT

Congressos, feiras e exposições, encontram-se as últimas novidades, informações de inovações no setor e o que está sendo estudado para o futuro. Também é importante consultar fontes de dados para fins tecnológicos e inovações tecnológicas.



O software na estruturação do texto técnico-científico


Apresenta estruturas de textos técnico-científicos e apresenta como criar estruturas de textos técnico-científicos por meio do software para a produção e a edição de texto.

Tipos de textos técnico científico:


-Resumo expandido: ele pode ser visto como um artigo em potencial, um tipo de texto que se tornaria um “full paper” caso seu tema ou condições de pesquisa pudessem ser generalizados para gerar um conhecimento mais universal, por exemplo. Trata-se de um texto curto e que pode transmitir as principais ideias ou resultados de um trabalho realizado, sendo adotado quando tal trabalho segue condições bem particulares ou gera resultados parciais. Não há regras fixas estabelecidas para a estruturação desse tipo de texto, mas alguns eventos de publicação podem exigir tópicos semelhantes àqueles que o artigo completo possui, por exemplo: título, autores, palavras chaves, materiais e métodos, resultados e discussões, agradecimentos, bibliografia etc. 


Essas estruturas dependem exclusivamente da necessidade do pesquisador ou das normas divulgadas pelos organizadores do evento, ou mesmo do veículo publicação. Ao finalizar o resumo, o pesquisador deverá utilizar e verificar o atendimento de todas as regras comumente divulgadas pelos organizadores de eventos(congressos, por exemplo) no qual se quer divulgar o trabalho. Dentre algumas regras comuns nesse tipo de evento podemos citar, por exemplo, verbo na voz ativa, não enumerar tópicos, não utilizar parágrafos frasais, evitar gerúndio, evitar abreviações etc.


Excluindo-se o caso do resumo estendido, um resumo não é apenas um texto mais sintético, mas sim um “convite” ao restante do artigo e, em geral, deve ser bastante atrativo e também rico em conteúdo. Para criar um resumo desse tipo, o escritor deve conhecer bem a estrutura lógica do texto e deve saber escrever apenas o essencial.



-Trabalho de conclusão de curso, dissertação e tese: Apesar das diversas classificações atribuídas aos textos científicos, o primeiro paradigma a ser quebrado é a diferença entre eles. “As diferenças que encontramos entre esses textos não são diferenças reais” (Volpato p.293). Então, qual a razão de diferenciar um do outro? A razão disso, algumas vezes equivocada, encontra-se na finalidade com que a redação é produzida ou com o grau de aprofundamento com que o texto lida com o tema, excetuando-se o TCC, podemos dizer que Teses, Artigos e Dissertações têm características muito semelhantes. As redações científicas podem ser classificadas em Dissertação ou Tese em razão de alguns parâmetros como, por exemplo, a extensão do texto. 

Basta analisar, por exemplo, o curso de doutorado. Devido à sua maior duração, é esperado que a pesquisa contenha mais informações, maior rigidez em sua metodologia e, portanto, seja classificado como Tese. Porém, ao buscar por uma diferenciação em tais textos (como ocorre, por exemplo, com Poemas e Contos) podemos notar que não passam de variações de dissertações. 

Dissertar é expor um raciocínio e, através de argumentos ou dados experimentais, comprovar ao leitor que esse raciocínio é válido. Ao analisar a definição de Monografia, Tese, Artigo Científico, podemos notar que eles defendem alguma hipótese ou descrição de algo e possuem como objetivo a validação dos argumentos, por meio de diversos experimentos ou observações, logo, são dissertativos. Em outros casos, a diferença vai além da extensão do texto e do tipo do tema (com maior ou menor grau de profundidade), conta, também, o grau de novidade na pesquisa. 

Para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) podemos ter um grau de liberdade maior, pois a ele podemos aplicar diversas estruturas e “tipos textuais” (tese, monografia, relatório de estágios, projetos experimentais etc.). Nos manuais de instrução sobre como fazer um TCC, encontramos a base da dissertação para todos os tipos, diferenciados em algumas estruturas que serão omitidas ou não. Por exemplo, se o TCC for do tipo monografia, algumas partes como Dedicatória podem aparecer, o que não é comum em Artigos, pois são mais sintéticos. 


Relatório técnico: Um relatório técnico é a exposição escrita dos factos observados mediante pesquisas ou experiências quanto à questão visada, com explicações detalhadas que comprovam aquilo que é exposto.
Trata-se de uma exposição de dados ou factos dirigidos a alguém, relativamente a uma questão ou um assunto, ou ao que convém fazer dos mesmos (as recomendações). É, por outras palavras, um documento que descreve o estado de um problema científico. Costuma ser preparado e redigido a pedido de uma pessoa, de uma empresa ou de uma organização.

O relatório técnico deve incluir informação suficiente para que um receptor qualificado possa avaliar e propor modificações às respectivas conclusões ou recomendações.
A estrutura do relatório técnico é formada pela parte inicial, pelo corpo, pelos anexos e pela parte final.
A parte inicial deve incluir a capa (com o título do relatório, o autor e a data), a página de rosto, o resumo, o índice, o glossário (listas de tabelas, siglas, símbolos, abreviaturas e tecnicismos utilizados) e o prefácio (caso seja necessário).

O corpo do relatório apresenta a introdução (parte em que são apresentados o assunto e os objectivos do trabalho), o desenvolvimento (parte mais extensa, com imagens e tabelas), as conclusões ou recomendações, os agradecimentos e as listas de citações e referências.
Os anexos são opcionais e permitem juntar informação complementar ao relatório. Os dados que estes apresentam, em geral, podem ser omissos/menosprezados pelo leitor clássico, embora sejam valiosos para todo o entendido na matéria.
Relativamente à parte final, esta pode conter folhas de dados do documento, a lista de distribuição e disponibilidade e a contracapa.