Metodologia Científica: Introdução
O conhecimento científico é cumulativo, histórico, mas não é absoluto, as certezas podem vir a ser questionadas e substituídas, as pesquisas científicas refletem as condições objetivas e subjetivas da época e do pesquisador, assim como, o que deve ser pesquisado de acordo com os interesses políticos e econômicos, o poder de quem detém o recurso financeiro, também determina o que deve ser pesquisado, o que é produto vendável.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
Conhecimento Empírico é o primeiro tipo de conhecimento utilizado pela Engenharia. É conhecimento objetivo, derivado da observação não estruturada de fatos e fenômenos, que permitem sua compreensão, mesmo que limitada.
É derivado da prática, da necessidade de subsistência e da curiosidade, mas é limitado.
Conhecimento Científico usa a observação minuciosa e objetiva dos fatos, busca a compreensão dos fatos e de suas relações causais, usa a experimentação e apóia-se em raciocínio lógico.
A Ciência Moderna pressupõe a objetividade dos fatos empíricos, a existência de ordem no universo, a existência de causas para cada fenômeno (Determinismo) e a possibilidade de se conhecer ou descobrir as relações causais entre os fenômenos.